Pular para o conteúdo principal

ANIMAIS EM EXTINÇÃO

Animais ameaçados de extinção são aqueles que correm risco de desaparecer de maneira definitiva do nosso planeta, ou seja, de tornarem-se extintos. Apesar de ser relativamente comum na natureza, atualmente, o processo de extinção tem sido intensificado pelo homem.

Animais ameaçados de extinção no mundo


Várias espécies estão ameaçadas de extinção no mundo em decorrência da destruição do ambiente, mudanças climáticas, caça e pesca predatórias, poluição, entre outros fatores. Conheça a seguir algumas espécies que correm risco de entrar em extinção e sua classificação de acordo com a Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas, da IUCN:


Coala (Phascolarctos cinereus): Os coalas estão classificados como vulneráveis. Atualmente, a população desses animais está diminuindo.


Baleia-azul (Balaenoptera musculus): A baleia-azul está classificada como espécie em perigo. Atualmente, sua população está aumentando.


Urso-polar (Ursus maritimus): O urso-polar está classificado como vulnerável. Sua tendência populacional atual é desconhecida.


Kakapo (Strigops habroptilus ): Os kakapos são aves que estão classificadas como criticamente em perigo. Atualmente, de acordo com dados da IUCN, a população desses animais está aumentando.


Pinguim-africano (Spheniscus demersus): O pinguim-africano está classificado como em perigo. Atualmente, sua população está diminuindo.

Animais ameaçados de extinção no Brasil


No Brasil, várias espécies também encontram-se ameaçadas de extinção ou, até mesmo, extintas no ambiente natural. Conheça a seguir algumas espécies ameaçadas de extinção e sua situação atual de acordo com a Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas da IUCN:


Tamanduá-bandeira (Myrmecophaga tridactyla): O tamanduá-bandeira é um animal que está classificado como vulnerável. Atualmente, a população de tamanduás-bandeira está diminuindo.


Ararinha-azul (Cyanopsitta spixii): A ararinha-azul está classificada como possivelmente extinta na natureza. Atualmente, existem exemplares dessas aves criados em cativeiro.


Onça-pintada (Panthera onca): A onça-pintada está classificada como quase ameaçada de extinção. Atualmente, observa-se um decréscimo nas populações desses animais.


Tatu-bola (Tolypeutes tricinctus): O tatu-bola, atualmente, está classificado como vulnerável. Sua população também apresenta uma tendência de diminuição.


Mico-leão-dourado (Leontopithecus rosalia): O mico-leão-dourado é uma espécie classificada como em perigo. Sua tendência populacional atual é considerada estável.



Ariranha (Pteronura brasiliensi): Atualmente, essa espécie encontra-se em perigo. Observa-se que a população desses animais está diminuindo.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

POLUIÇÃO AMBIENTAL

Poluição ambiental é o resultado de qualquer tipo de ação ou obra humana capaz de provocar danos ao meio ambiente. É a introdução na natureza de substâncias nocivas à saúde humana, aos outros animais e ao próprio ambiente, que altera de forma significativa o equilíbrio dos ecossistemas. Alguns dos "vilões" da saúde humana e principais causadores da poluição ambiental são: a poluição do ar (queima de combustíveis fósseis, degradação do solo e das águas, com o uso indiscriminado de agrotóxicos, etc); a poluição sonora; a poluição visual; a radiação nuclear (liberada pelas usinas), entre outras. A poluição ambiental representa a degradação do solo, das águas e do ar, o que compromete a capacidade das próximas gerações de suprir as próprias necessidades. Seguem os tipo de poluição ambiental: 1.Poluição Atmosférica  A poluição da atmosfera é um dos problemas mais sérios das grandes cidades e também um dos que mais causam danos à saúde humana. A poluição...

BIOMAS BRASILEIROS

São seis os grandes biomas brasileiros (continentais). Os biomas são conjuntos de ecossistemas (vegetal e animal) com uma diversidade biológica própria. Segundo o IBGE, no Brasil há seis tipos de biomas continentais e um bioma marinho ou aquático. Quais são os biomas terrestres brasileiros, então?    Amazônia    Cerrado    Caatinga    Mata Atlântica    Pantanal    Pampa Amazônia  Considerado o maior Bioma brasileiro e a maior reserva de diversidade biológica do mundo, o bioma Amazônia corresponde a quase metade do território nacional. Abrange os estados brasileiros do: Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Roraima; parte de Rondônia, Mato Grosso, Maranhão e Tocantins. O clima dessa região é quente e úmido e sua densa vegetação é caracterizada pela floresta amazônica com árvores de grande porte. Cerrado O Cerrado é considerado o segundo maior bioma do Brasil em extensão. Ele abrang...

REFLORESTAMENTO AMBIENTAL

Esta é uma prática que ajuda muito o meio ambiente O reflorestamento ambiental trata-se de uma ação que tem como objetivo repovoar áreas que tiveram a vegetação removida por força da natureza ou pela ação humana — exploração de madeira, expansão de ambiente para agropecuária, queimadas, entre outros. A técnica de reflorestamento é usada em locais específicos, onde não havia a presença de vegetação nos últimos anos. Nesta metodologia, são criadas pequenas florestas, com predominância das espécies lenhosas. No Brasil, as indústrias de madeira e celulose se destacam no setor de reflorestamento ambiental. O tipo de árvore mais utilizado é o eucalipto, uma vez que tem rápido crescimento e boa aceitação comercial. O principal objetivo do reflorestamento ambiental é a melhoria da qualidade do ar em lugares em que a poluição é alta, podendo funcionar também como melhoramento para ilhas de calor, para o lazer e para melhorar o desempenho de bacias hidrográficas. Outro ponto fundamenta...